16/06/2023

SNS e as Crianças

Oi...

1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23.

2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este anúncio, nenhum político ou player regional se pronunciou, pelo menos eu não vi nada. Ou não ligaram, ou não se importam ou ainda não receberam a notícia.

3. Aparentemente parece que está tudo bem, mas a verdade é que não está. O anúncio para o Algarve é a prova de que o Algarve é uma "merda", pelo menos para os nossos políticos.

4, Deixo link, para provar o que defendo, para a Zona de Lisboa foi elaborado um quadro onde se explica quais as urgências abertas 24h ou só parcialmente, em cada dia. Para o Algarve fazem um quadro que nos poderá induzir em erro, pois aparece tudo a verde (cor que indica que está tudo a 100‰, mas não está, há um pormenor, é garantida o funcionamento em pelo menos um dos polos). Qual? Quando? Pois é, somos uns "merdas".

5. Além deste pormenor, a forma como somos tratados, a realidade é que no verão não somos só nós que vamos sofrer com este mal, iremos ter muitas crianças de outras partes do país. Quando houver algum stress, que vá parar à comunicação social, veremos os nossos políticos a sair da toca.

6. Na última semana, fui fazer um exame, a uma instituição pública, mas apesar de ter uma prescrição, tive de pagar o exame do meu bolso, pois o Plafond acordado com o SNS já estava esgotado para este mês. Quando entrei no local, que até conheço (não aquela sala de exame em concreto), parece que recuei aos anos 90 ou 80 (mas destes não tenho memórias muito vivas), material obsoleto, curiosidade a máquina do exame era italiana, pois as informação vinham em italiano. A impressora, estava bem descalibrada, pois é preciso muito sacrifício para perceber as letras, quanto aos gráficos, espero que a médica consiga ler/perceber. A fatura virá por correio, não por mail (por exemplo). O dinheiro que paguei pelo exame servirá para quê? Para material e espaço não é certamente, pessoal só se for a técnica, pois a administrativa é funcionária pública. Valeu pela simpatia das pessoas e por saber que está tudo bem com a Esperança.

7, A segunda experiência, foi com o SNS. Fui encaminhado pela linha SNS24 para as urgências pediátricas de Faro. Sobre a linha, só não percebo a razão de ainda ter que passar as "passinhas do Algarve" no início, a pandemia ainda não acabou na linha do SNS24?!?!?!. No hospital, a minha experiência não pode ser definida como má, bem longe disso, apesar de ter lá estado 5h, quando podia ter estado 2h. O Bento foi atendido por dois médicos, de nacionalidade estrangeira, um fiquei com dúvidas do que lá estaria a fazer, outro 5 estrelas. Mais uma vez, devido ao material, o Bento foi obrigado a fazer 2 RXs, e mesmo assim o médico disse que em princípio, pois os RXs não eram "grande espingarda", teria o problema "X". Mais uma vez, onde está o investimento colossal no SNS? Nem vou falar o que me disseram nos corredores, pois isso não posso provar e foi uma senhora funcionária, que claramente não gosta do que faz, o que não quer dizer que seja mentira, mas pode ser.

8. O algarve precisa e merece melhores serviços, particularmente de saúde, muito se ouve sobre investimentos e melhorias, mas a verdade é que quando vamos ao público, tirando a maioria do pessoal, o resto deixa muito a desejar.

9. Aguardemos e esperemos que o Verão corre bem.




 

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...