27/01/2023

O palco da Igreja

1. Nos últimos dias fomos surpreendidos com os valores que irão ser gastos nas JMJ 2023 em Lisboa.
2. Um palco que custa mais de 5 milhões de euros. Luz, som e afins mais 6 milhões. No total certa de 80 milhões.
3. A maioria, senão a totalidade, será suportado pelos contribuintes.
4. Quando há estes acontecimentos é normal existirem conversas entre as partes, e o estado achou uma boa ideia e aproveitou para requalificar uma zona degradada entre Lisboa e Loures. Aconteceu o mesmo com a Expo ou com as JMJ no Brasil.
5. Sobre o dinheiro investido, podemos achar demais, podemos acreditar que haverá um retorno.
6. Pessoalmente preferia que tudo isto tivesse sido diferente.
7. O palco é um pretexto para atacar a Igreja e a CML. A verdade é que se meteram a jeito.
8. A Igreja tem muitos problemas, e estas JMJ vão revelar alguns deles. 
8.1 a Igreja não precisava de se colar ao estado para organizar as JMJ, mas a avareza falou mais alto.
8.2 a Igreja podia ter utilizado, os seus meios para organizar as JMJ, mas preferiu ser usada pelos políticos.
8.3 a Igreja, nos dias das JMJ vai ser usada pelos políticos, vai dar palco a quem a ataca, mas nada disso incomoda quem tem outros objetivos.
8.4 a Igreja terá um problema se não vierem às JMJ pelo menos 1 milhão de jovens, pois tudo isto está a ser feito para essa gradenza de público.
9. Estou curioso para ver a resposta do Papa ao investimento de 80 milhões numas JMJ. Pois essa pergunta vai ser colocada no avião e ele vai ter de fazer a quadratura do círculo. Justificar este valor e ser ele mesmo contra esse investimento.
10. Voltando ao "palco", as grandes obras, na sua maioria, foram muito criticadas, basta ver o novo aeroporto de Lisboa (nem ao papel chegou). Não há obras consensuais, esta é mais uma, o problema é ter a Igreja, mais uma vez no centro do problema.
11. Somos um país pequeno e pobre, e por isso, as JMJ irão ser atacadas por tudo e por nada, mas é bom que a igreja não se meta a jeito. Recordo, que no Brasil, os protestos foram estrondosos, contra o investimento, contra o papa, contra tudo. Não há novidade nisto, a igreja já devia é ter aprendido alguma coisa. Preferiu o caminho mais fácil, contra o qual tanto gosta de pregar.
12. A vinda do papa e de milhares de jovens ao nosso país devia de ser um momento de festa e alegria para todos, na realidade irá ser uma "guerra" de surdos.

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...