10/01/2023

Iniciativa Liberal - Eleições


Aproximam-se as eleições para os vários orgãos da Iniciativa Liberal (IL).

1. Há 3 candidatos a presidente da IL, demonstra a vitalidade de um partido com cerca de 6000 membros.

2. Este acto eleitoral será um marco na vida da IL, depois de dia 22 de janeiro de 2023 teremos um partido com tendências/facções. O que é positivo se estas tendências forem construtivas.

3. Este acto eleitoral clarifica algumas situações, por exemplo, a relação com a extrema direita, Chega. Parece-me claro que todos são contra e não haverá outra possibilidade.

4. As diferenças entre os 3 candidatos, são mínimas, e aquilo que os distingue prende-se com as qualidades pessoais e as equipas que os acompanham.

5. Rui Rocha, apresenta uma equipa claramente de continuidade, e por isso parte em vantagem, melhor ou pior sabemos o que o futuro nos reserva.

6. Carla Castro, apesar das semelhanças no programa com o Rui Rocha, apresenta uma equipa mais reduzida, quer na diversidade territorial, quer nas qualidades dos seus membros. A vantagem é mesmo a candidata.

7. José Cardoso, personifica todos aqueles que estão contra a actual direção, pois tem sido um critico da mesma. Não terá grande expressão no dia da eleição, penso eu.

8. Este acto eleitoral, que começou torto, revela duas realidades: a primeira são as dores de crescimento, ainda somos muito novos e vê-se a paixão e imaturidade em muitas discussões; a segunda, começa a "cheirar" a poder, ou pelo menos a acordos futuros para influenciar diretamente a governação.

9. Se em relação às dores de crescimentos, são normais e um bom sinal. Já a segunda é angustiante. Pessoalmente, acho que a IL não devia pensar em fazer acordos ou coligações. A história diz-nos que isso é mau para o partido mais pequeno. Podemos e devemos "à peça" viabilizar ou não um governo, pertencer ou apoiar um governo do PSD será uma péssima decisão a médio/longo prazo.

10. Dia 22 teremos um(a) novo(a) presidente, é bom que percebamos que temos um caminho árduo pela frente, a realidade do país e do mundo requerem uma IL forte e unida, para podermos mostrar que o liberalismo é o futuro.

11. É importante saber perder, mas também é salutar saber ganhar. Que no dia 23 de janeiro de 2023, o vencedor saiba unir na diversidade.

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...