22/01/2023

Do outro lado - São Vicente

Dia 22 de Janeiro, dia de São Vicente, padroeiro do Algarve.
1. Vicente, segundo o pouco que a história nos tem para oferecer, foi um jovem "espanhol" diácono e mártir, do século quarto.
2. Enquanto vivo não teve qualquer ligação ao Algarve, pois era de Saragoça e foi sepultado em Valença. Quatro séculos depois, devido às invasões mouras, as suas ossadas foram trazidas para o Cabo que hoje tem o seu nome. Posteriormente foram levadas para Lisboa, onde também é padroeiro da diocese e da cidade.
3. A história tem destas coisas, um padroeiro que nada ou pouco está relacionado com a terra onde é venerado.
4. Além de não ter ligação alguma em vida, o próprio Algarve não lhe liga nenhuma, apenas o concelho de Vila do bispo, de quem é padroeiro e por isso hoje é feriado municipal. Não há uma igreja paroquial que tenha são Vicente como orago, nem igreja algum de relevo. Uma pequena capela, nova, no concelho de Aljezur, é a única igreja onde este santo ocupa lugar de relevo.
5. A própria história de São Vicente, tem mais de lenda do que de factos. O que é natural, pois estamos a falar de um santo do século quarto.
6. A igreja hoje, como há anos anda a reflectir sobre o seu futuro, agora com a sinodalidade na "berra". Mas esquecemo-nos de questionarmo-nos sobre o passado e os porquês de termos chegado a este ponto.
7. Faz-se reformas, como esta nova organização em 3 da diocese. O que na prática não é reforma, é apenas mais uma camada, mais burocracia, mais do que não precisamos.
8. Um bom ponto de reflexão, entre muitos outros seria: faz sentido ter um padroeiro como são Vicente? Se sim, há que mudar muita coisa. Se não, iniciar uma reflexão sobre como aproximar a igreja das pessoas, através de um novo padroeiro.
9. Bens sei que não é simples, mas ou vamos ao nosso início enquanto igreja particular ou nos transformamos em mais uma instituição irrelevante, o que já acontece para mais de 90% dos algarvios, dos 10% restante 1% sabe quem é o padroeiro da diocese.
10. Queremos uma igreja no século XXI, mas não queremos pensar nem decidir.
11. Pessoalmente, "lutei" durante 6 anos para colocar são Vicente como padroeiro de facto do Algarve. Foi um trabalho inglório, culpa minha concerteza. 
12. Lembrar e fazer loas a este santo uma vez por ano, não nos levará a grande futuro.
13. (Polémico) sempre pensei e partilhei que a igreja devia pensar a sua ação evangelizadora, como as multinacionais, por exemplo, ter um slogan, ter uma imagem entre utras coisas. Não nos faltam nem slogan, nem imagens, mas não somos proativos e criativos.
14. Salva-nos que a igreja é maior que nós e é guiada pelo Espírito Santo, senão já não existia.

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...