16/01/2018

Sagrado

Oi...

"O dinheiro é sagrado", esta afirmação, é chocante, mas real.
Não a ouvimos nem uma, nem duas, nem três vezes, são várias e de formas diferentes que a ouvimos.
Uma maioria, espero que seja maioria mesmo, não gosta desta afirmação, há coisas muito mais importantes, como a saúde, a família ou outras realidades, no entanto, e se olharmos para nós, o que nos guia? Qual a razão pela qual trabalhamos? Quais as nossas preocupações? Tudo gira à volta do dinheiro, o "novo deus", por isso ele é sagrado!
Quando nós olhamos para o outro pela sua utilidade ou rentabilidade, estamos a fazer o mesmo.
Como mudar?
A resposta a esta pergunta é complexa e complicada. É preciso alterar a nossa vida em 540 graus!!! Como comemos? Como nos vestimos? Como vivemos? Pois, sem o "deus dinheiro" é impossível, ou quase. Há felizmente alguns exemplos, mas são poucos e que nós não pretendemos imitar. Recordo S. Francisco de Assis, há mais, mas este parece-me paradigmático, no entanto parece que ficou por aí o seu exemplo. Achamos que foi um homem extraordinário, elogiamos as suas qualidades, a sua força de vontade, mas imitá-lo já é outro assunto.
Tudo isto acontece, com um sociedade que olha para as pessoas como números, onde o que interessa é o lucro, onde se morre e mata por dinheiro.
Não há uma fórmula revolucionária, mas há atitudes que nos podem ajudar, como por exemplo, rejeitar viver do que não temos, com empréstimos ou cartões de créditos. Segundo notícias desta semana, a oferta a créditos está a crescer e a sua "oferta" é cada vez maior e mais agressiva.
Antes poupava-se para poder comprar, hoje compra-se para viver poupando, parece o mesmo, mas não é!

Pensemos nisto...


SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...