22/12/2017

Natal

Oi...

Estamos a chegar ao dia de Natal.
No corre-corre da nossa vida, podemos correr o risco de perder do horizonte o que se festeja neste dia.
Numa palavra: Vida.
No Natal, os cristãos celebram o nascimento do Salvador. Não houve um assento de nascimento, com data e hora, por isso, quando os cristãos perceberam que seria importante celebrar a natividade de Jesus, procuraram uma data importante e que tivesse um simbolismo rico e profético, e escolheram o solstício de inverno, festa já existente. Ou seja, houve uma aculturação de uma festa pagã. No entanto e mesmo para quem não tem fé, essa festa pré-existente tinha uma relação profunda com a vida, podemos, por isso, dizer que a vida é o que marca o Natal.
Partindo deste ponto e a ele chegaremos, há que fazer um exame de consciência, sobre se é isso, que celebramos no Natal. 
As prendas, que são na origem, sinal da amizade e do reconhecimento que temos uns pelos outros, hoje não passam de uma obrigação... de ficar bem, de mostrar aos outros que temos posses, de que podemos esconder as nossas ausência de 364 dias com uma "prenda"... 
A melhor prenda, que podemos dar a àqueles que amamos, é a nossa presença, não apenas neste dia, mas todos os dias do ano.
Infelizmente, é mais fácil dar presentes do que estar presente, e esse é um caminho que nós escolhemos recorrentemente.
Tudo isto, para dizer que a vida é muito curta, para a perdermos com o faz-de-conta ou com hipocrisias passageiras. 
Quando olhamos para Jesus, vemos uma pessoa que viveu a sua vida no limite, limite que foi até à morte, vida que foi o maior e melhor presente que Ele nos podia dar. Quantas passagens mostram isso mesmo, um Deus connosco e não um deus para si e seu amigos.
Que o início de um novo ano, seja a "desculpa", para podermos fazer da vida e do mundo, um lugar de presença. Presença que acolhe, valoriza, motiva, realiza.......(deixo que cada um complete).

Pensemos nisto...

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...