09/08/2011

Nomeações

Oi...

Hoje à noite foi tornado público e, por isso, oficial as novas nomeações na Diocese do Algarve.
São muitas mudanças, aquelas que são mais sonantes são as que se relacionam com as Paróquias, aí há algumas surpresas, como todos os anos. E como tudo na vida há quem goste mais, que outros, há umas mais concensuais/lógicas que outras, mas só o tempo nos dará os frutos ou a falta deles. No entanto, quero acreditar na presença do Espírito Santo nestas, como em todas as decisões, daquele que tem a graça do sacramente da Ordem, no grau do episcopado.
Dos outros não falo, naturalmente, apenas de mim.
À primeira vista são muitas mudanças, não de local, mas de missões. Assumir 3 Paróquias e mais 5 missões a nível diocesano, apresenta-se uma missão exigente e só realizável com a ajuda de Deus e daqueles que aceitaram estes desafios comigo.
As RVBS Paróquias, são o desafio maior, pois é aqui que passo a maior parte do tempo e iniciámos um projecto em Junho último que me motiva e no qual coloco uma grande expectativa (Bíblia não é bibelô!).
A Coordenação da Pastoral Social, é uma novidade e a qual eu próprio mostrei algumas reticências em aceitar, pois pessoalmente não me vejo a coordenar um departamento que me parece fundamental, pois a Caridade expressa-se de uma forma evidente neste Departamento, da Saúde ao Turismo, passando pelas prisões e mobilidade há de tudo um pouco, não sou o responsável, mas tenho a missão de garantir que todos os Secretariados estão a trabalhar... vai ser lindo... lol
Pastoral da Saúde e Associação de Médicos Católicos do Algarve, estas também não são novidade e são sem dúvida onde me sinto melhor, no entanto, o último ano não foi bom, muito por culta minha, espero conseguir garantir a assistência que me é exigida...
Pastoral Sócio-Caritativa, este é um Secretariado novo, que está a dar os primeiros passos, será aquilo que as pessoas quiserem, no contexto social actual, parece-me um secretariado não só oportuno, como obrigatório na nossa Igreja... ainda está nos inícios, mas será fundamental no agir da Igreja, particularmente no testemunho ao mundo...
Pastoral Familiar, este é um desafio que abracei, confesso, mais com o coração do que com a cabeça, pois esta é uma realidade que me diz muito a nível pessoal, mas para o qual não tenho experiência pastoral, mas penso que confiante na providência do Senhor tudo alcançaremos. A Família é a célula da sociedade e penso que a Família precisa de ser valorizada naquilo que tem de melhor... esse será um dos objectivos que colocarei como prioritários...
Penso que não há mais... ou haverá?!?!?!?
Por último, uma palavra sobre os Convívios Fraternos, nos quais fui Director Espiritual nos últimos 4 anos e agora dou lugar ao Pe. Rui Barros. Foram 4 anos extraordinários, onde fiz e tenho amigos a sério, nem sempre compreendi ou fui compreendido, mais por aqueles que estavam fora do que aqueles que estavam dentro. A minha colaboração não acaba aqui, pois penso que este Movimento é essencial para a Pastoral juvenil da Igreja e enquanto conseguir e me for pedido estarei disponível a 200%, para ajudar em tudo. Um muito obrigado a todos aqueles que fazem dos CFs uma lufada de ar fresco nesta Igreja do Algarve.

Abraços e beijos...

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...