20/07/2009

Ano Sacerdotal...

Oi...
Durante este ano somos convidados a meditar sobre o ministério do sacerdote.
Todos nós precisamos de exemplos para crescer, é assim na vida civil, mas também na fé, por isso os santos que nós veneramos. Mas nem só os santos são exemplo, para mim há alguns padres que servem de exemplo, e que motivam-me a ser cada vez melhor pastor. Um desses homens é o Pe. Manuel José, de Évora, pároco de Reguengos de Monsaraz. Foi meu professor e estive um ano a "estagiar" com ele. Não é perfeito, naturalmente, mas é um homem que se entrega totalmente às suas comunidades e são muitas, salvo erro 16. Sempre o admirei, e agora que também eu sou pastor, essa admiração tornou-se desejo de imitá-lo efectivamente. e afectivamente... mas este desejo de imitá-lo não é algo forçado, é a consequência natural de quem vive os mesmos desafios e desejos... há uma expressão que eu utilizo para definir as pessoas que comigo fazem parte desta porção(hihihi) de Igreja, que não é minha, mas sim dele: "santinhas(os)". Mas só agora, fazendo esta análise, tomo essa consciência.
Muitas outras coisas que procuro fazer e viver nesta pontinha é fruto da convivência e do pouco que consegui aprender com ele. Termino comparando algo que me deixa muito feliz: quando estava em Reguengos, lembro-me de ir a um sítio, que não me recordo o nome, onde só iam à missa 5 pessoas, também não havia muitas mais, e ele, pelo caminho, ia-me dizendo que enquanto houvesse uma pessoa para ir à missa ele iria lá. Este é o mesmo sentimento que eu tenho em relação, por exemplo, às Hortas do Tabual. E a razão de tudo isto é apenas uma: Jesus, pois aquelas 5 pessoas têm tanto direito de missa como uma Igreja cheia... a experiência de Jesus é única e não depende do número...
Apesar da distância não perdi o contacto com este meu "guru"...hihihi... pois também ele tem um blog ( http://manecas-azul.blogspot.com/ ) e um jornal ( http://www.portaldereguengos.com/ ).

Abraços e beijos....

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...