02/04/2009

Reconciliação (continuação)


Oi...


Uma vez que recebi alguns mails e comentários no último post, penso ser importante falar um pouco mais sobre este sacramento.

Em primeiro lugar é preciso ter cuidado para não confundir sacramento da reconciliação com direcção espiritual. O sacramento não serve para aconselhamentos, nem decisões... é um momento de graça, onde eu depois de pecar e me arrepender, procuro através da confissão superar o pecado, isto acontece na medida em que eu cumpro a penitência.

Naturalmente que isto é mais fácil na teoria do que na prática.

Diria que é normal e importante o nervosismo que se sente ao celebrar este sacramento, é sinal de que é importante.

Como padre não posso dizer o que é uma confissão bem feito, pois se é verdade que há um "cardápio" de pecados graves, a verdade é que os pecados leves podem ser graves dependendo da situação e vivência da pessoa.
No entanto, posso dizer que há uma coisa que eu não percebo... as pessoas aproximarem-se do sacerdote, reconhecerem que são muito pecadoras, mas depois não têm pecados... estranho?!?!?... mas é assim... fico com uns calores!!!... mas que fazer... acolher e procurar ajudar as pessoas...

Dizer, ainda, que a reconciliação não é um inquérito, por isso não é o padre que tem de fazer perguntas... eu pessoalmente só faço uma, isto se a pessoas não tocou nesse assunto, que é sobre a sua relação com Deus (ORAÇÃO).

Partilho convosco que o último post e os seus comentários, fizeram com que eu preparasse um "KIT" (hihihi) para distribuir no próximo domingo sobre este sacramento, para ajudar as pessoas a aproximarem-se desta graça... por isso agradeço a todos...

Abraços e beijos....

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...