29/08/2008

Turquia

Oi...

Nestes últimos dias tenho estado na Turquia, por isso, a minha ausência por aqui.

Foram oito dias muito bons e muito maus.... parece mentira, mas é a mais pura das verdades.

Mas aqui só escrevo os aspectos positivos, pois são esses que devem marcar e não os outros. A Turquia é um país imenso, com uma cultura diferente, que nos deixa fascinados desde o primeiro momento.
É um país que vale a pena visitar, apenas recomendo que levem "Imodium rapid", várias caixas de preferência (heheheh).

Mas não fui passear à Turquia, fui fazer os passos de São Paulo, pois até Junho de 2009 somos chamados a dedicar uma particular atenção a este homem. Estive em Antioquia da Síria, lugar fantástico, um pouco húmido e quente, eu gostei. Estive junto à Igreja de São Pedro, mas está fechada para obras, quer isto dizer que terei de voltar lá....

Outro sítio que me marcou bastante foi Tarsus, terra natal de São Paulo. Terra simples e pequena, mas onde nasceu um dos maiores homens da História, Deus chama em todo o tempo e em todo o lugar, esta é a convicção com que se fica depois de visitar Tarsus.

Depois de Tarsus seguimos para a Capadócia, no interior da Turquia, muito bonito e muito importante para a história da nossa Fé. Estive numa Igreja extraordinária, as paredes são uma catequese profunda sobre a História da Salvação, lindo!!!!!

Por último, realço o momento mais marcante, a nível pessoal, mas penso que para todos aqueles que comigo peregrinaram até à Turquia: visita à Capela onde viveu Nossa Senhora em Éfeso (apesar de não fazer parte dos passos de São Paulo, ir à Turquia e não ir a este sítio, é como ir a Roma e não ver o Papa). Não temos a certeza se Nossa Senhora viveu ali, mas a esperança de que sim supera qualquer tipo de dúvida. Tive a graça de poder presidir à Eucaristia neste lugar, foi extraordinário......maravilhoso....fantástico....

Em conclusão, dizer que foi uma experiência muito interessante, agradecer a todos a oração e aquilo que me foram dando durante estes dias de peregrinação, agradecer àqueles que comigo peregrinaram e agradecer ao bom Deus por me ajudar em cada dia.
Seguir os passos de São Paulo, ajuda-me a começar mais um ano pastoral com as energias recarregadas, e pronto para ajudar e ser ajudado a caminhar para Deus.

Abraços e beijos....

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...