01/04/2008

Igreja que futuro?

Oi...

São muitos os desafios que se colocam à Igreja nos tempos que correm.
Partilho aqui alguns que me parecem importantes: a educação, a família e a saúde.
Estas são áreas às quais estou directa ou indirectamente ligado, sendo este o motivo da escolha.
A educação, esta área abarca "um mundo", que é essencial na Igreja do futuro, e que foi relembrado pelo Santo Padre aquando da visita dos nossos Bispos a Roma. Em primeiro lugar a educação religiosa na escola, parece-me que não está a atingir os objectivos pretendidos, e contra mim falo, hoje as crianças não se sentem atraídas por Jesus, quanto a mim por responsabilidade dos professores... Começa com a escolha dos professores, pois parece-me não ser a melhor, e o que começa torto... depois os manuais também não ajudam, parecem tratados de teologia, as crianças não têm noções básicas do cristianismo e, por isso, não se sentem atraídas. Outras coisas há a repensar, mas fica para outro post. Ainda na educação: a catequese na igreja... é algo complicado, pois hoje não há uma consequência prática no dia-a-dia das pessoas, por isso, é necessário apostar na catequese de adultos pois se os pais não têm "bagagem" não podem ajudar as crianças... ainda a nível da educação é necessário reformular a linguagem, hoje dou-me conta que estou a falar para as paredes, pois a linguagem da Igreja não cativa, não interpela, não incomoda....
A família é a base da sociedade, quando esta está em crise tudo está em crise. Parece-me que nós estamos a deixar fugir uma oportunidade extraordinária de marcar uma posição clara na sociedade portuguesa. Preferimos ficar agarrados à linguagem (e não só) pré-vaticano II. Era importante abordar a questão dos divórcios, das uniões de factos, das segundas e mais núpcias, as famílias monoparentais, entre outras que não me atrevo a descrever (para não ser demasiado exigente...). Penso que este é um "campo" a necessitar duma resposta da Igreja e que não está a ser dada.
A saúde, esta é a área que mais me toca, pois sou um dos responsáveis no algarve. A saúde é sem dúvida a nível da sociedade aquilo que mais preocupa as pessoas, basta ouvi-las ou ver os telejornais. Esta temática ocupa imensamente a sociedade, e qual é a resposta e a preocupação da Igreja nesta área????? Muito pouca......... Se na família estamos pré-vaticano II, aqui nem sei o que dizer. Penso que a saúde pode e deve ser uma prioridade da Igreja neste início de século XXI.

Este post já está longo, muito mais haveria para dizer, mas penso isto já dá que pensar.

Abraços e beijos...

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...