27/02/2008

6 meses...


Oi... Estamos a chegar ao mês de Março. Dia 2 de Março faz 6 meses que eu cheguei a Vila do Bispo, Sagres e Raposeira.
Parece que foi ontem que eu aqui cheguei... Estes 6 meses foram muito intensos. Desde logo por ser professor na escola de Vila do Bispo. Mas sobretudo pelo trabalho pastoral em que estou envolvido.

Começo por
falar das pessoas. Não esperava ser mal recebido, mas a verdade é que o acolhimento superou as minhas expectativas. A maioria das pessoas olham para mim e vêem-me como um filho ou um neto, isso ajudou muito. Naturalmente, houve e há pessoas que estavam e estão de pé atrás, pois a ideia de padre que tinham, por várias razões, não encaixam em mim. Em conclusão, a nível pessoal as coisas estão a correr muito bem, o futuro... a Deus pertence...

A nível pastoral (trabalho)
as coisas estão a correr muito bem, isto por "culpa" das pessoas que têm acolhido e aderido aos desafios que eu vou lançando. Em Vila do Bispo e Sagres há encontros de aprofundamento da fé, que também servem para preparar os adultos para a recepção dos Sacramentos da Iniciação Cristã (baptismo, confirmação e eucaristia). Nestes seis meses houve outras iniciativas, como os encontros para leitores, acólitos e pastoral sócio-caritativa, além da visita de Nossa Senhora de Fátima. Nos próximos meses continuaremos com estas iniciativas, pois não basta criar, é necessário sustentabilizar. Até ao fim do ano pastoral (Junho) ainda há o coro, a catequese de crianças e adolescentes e o site, para que a comunidade continue a crescer segundo aquilo que lhe foi proposto.

Mas nem tudo é fácil e bonito nestes 6 meses, há duas ou três coisas que não são muito boas: 1- o alheamento dos jovens, é realmente angustiante para mim, mas há que ser persistente; 2- a falta de tempo para visitar os doentes, devia ser algo regular na minha vida, mas está a revelar-se muito mais difícil do que pensava; por último, 3- viver sozinho, apesar de ter saído de casa aos 14 anos, nunca tinha feito a experiência de viver sozinho, o problema quanto a mim não é propriamente viver sozinho, mas sim, não ter alguém com quem partilhar a vida, alguém com quem possa falar ao fim do dia. A conclusão que posso tirar destes 6 meses é bastante positiva.

Obrigado a todos por estes 6 meses de caminhada para a FELICIDADE.


Abraços e beijos...

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...