03/01/2008

Esther Mucznik

Oi...
Hoje escrevo sobre uma judia portuguesa, que tem as suas raízes genealógicas na Polónia, entre outros países, como se pode adivinhar pelo nome quase impronunciável.
Esther Muczbik é vice-presidente na Comunidade Israelita de Lisboa, além de ser, segundo consegui apurar, investigadora.
E que tem esta mulher de especial, poderão perguntar, calma...já lá chego.
Fazendo a minha navegação diária, o que inclui a paragem em muitos portos e de diversidade ampla, encontrei um artigo desta senhora n`O Público, com o título: "A desforra de Deus". Depois de ler fui investigar quem seria esta genial pensadora, investigadora e escritora. Provavelmente genial será demais, ela própria não gostaria do adjectivo, mas eu, como exagerado, acho que ela merece-o.
Pode-se encontrar muita coisa sobre esta senhora neste mar imenso que é a net, basta ir a um motor de busca e colocar o nome, depois é escolher.
Para terminar e para abrir o "apetite" aos mais indecisos deixo três passagens deste texto:

"O fenómeno religioso tem vindo a conquistar espaço na vida pública em proporção inversa à prática religiosa dos cidadãos"

"O terceiro elemento da visibilidade actual do fenómeno religioso é a diversidade religiosa e particularmente a presença maciça do islão na Europa."

"Algo estará a mudar na velha Europa, a que não será estranho o combate intransigente do Papa Bento XVI contra as ideologias seculares e o materialismo "que esqueceu que o homem permanece homem, que a liberdade permanece a liberdade, mesmo para fazer o mal"."

Penso que isto será suficiente, pois ela escreve sobre outras realidade. Vale apena ler, é uma judia equilibrada, apesar de ser "dirigente" da comunidade israelita.

Hoje fico por aqui

Abraços e beijos...

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...