16/01/2008

A ditadura dos números

Oi...
Hoje gostaria de partilhar convosco algo verdadeiramente inquietante: a ditadura dos números. Senão vejamos, fecha-se maternidades por causa dos números de nascimentos não atingirem um número predeterminado; fecha-se urgências hospitalares por causa do número de ocorrências, fecha-se escolas pela mesma razão. Poderia dar mais exemplos desta ditadura dos números. Apesar de ser esta a razão primeira e em alguns casos única, aprenderam os nossos governantes, aqui a cor é indiferente todos pensam da mesma maneira, pelo menos aqueles que mandam, a justificar estes encerramentos com o bom uso dos bens dos cidadãos. Muito bem, até se aceita que esta possa ser uma razão, mas então não se utilize este argumento apenas para os outros, sejamos coerentes e deixemos de ter carros topo de gama, deixemos de ficar em hotéis de 5 estrelas, deixemos de utilizar as influencias, mais conhecias por cunhas, para proveito próprio. Há muita coisa mal, mas irá continuar mal, pois ninguém diz nada, parece que todos concordamos...
Penso que a Igreja tem aqui um terreno largo, onde deve intervir, pois esta ditadura dos números começa a ser algo constrangedor para as pessoas, é verdade que a Igreja tem-se pronunciado sobre alguns destes temas, mas com alguma timidez, ou pelo menos não com a "publicidade" necessária para se fazer ouvir, e não é por falta de meios, além do site tem uma rádio, que por acaso é a mais ouvida de Portugal.
Sempre que ouço um governante justificar uma sua decisão com os números fico perplexo, pois aquilo que é verdadeiramente importante são os números e não o bem das pessoas, este parece ser secundário.
Não tenho a ilusão de poder mudar o mundo, mas tenho a convicção de que posso mudar a minha vida e assim influenciar a dos outros. Nesta como noutras áreas, o cristão deve pensar: como agiria Jesus? Deve ser assim que nós, cristão, agimos.
Abraços e Beijos....

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...