15/12/2007

Desabafos ou desafios....

Oi...
Estava a ver que não conseguia escrever umas linhas no meu blog, e logo agora que é famoso, pelo menos no "barlavento", hehe.
Durante os últimos tempos tenho sido "assaltado" por muitos temas que gostaria de partilhar convosco, mas a verdade é que não é fácil ter tempo para tudo...
Neste post, gostaria de partilhar um dilema que vou vivendo quase todos os dias, as diferenças entre as pessoas. Parece algo banal, no entanto parece-me algo de crucial para perceber aqueles que nos rodeiam e poder ajudá-los. Como pároco tenho de acolher todos de igual forma e amá-los como o próprio Jesus faria, mas a verdade (a minha, naturalmente) é que não consigo. Como em todos os sítios pequenos as "tricas" são banais, mas para mim essas "tricas" deviam ficar fora da Igreja, o que não está a acontecer.
Fala-se muito e faz-se muito pouco. Tenta-se, e muitas vezes consegue-se, dominar os outros para atingir os outros. E o mais grave é que esta mentalidade é "herditária", pois os mais pequenos pensam e agem da mesma forma que os adultos.
Ao preparar a homilia para este III Domingo do Advento, confrontava-me com esta realidade e aquilo que Jesus nos pede: "Dizei o que vês e ouvis". Por outras palavras, o cristão deve ser o primeiro na coerência entre a palavra e a vida, mas......
Isto deixa-me triste, mas ao mesmo tempo é um desafio duplo: 1- procurar ser o primeiro a tentar viver este desafio; 2- tentar ajudar as minhas comunidades a viver esse mesmo desafio.
Em conclusão, penso que o grande problema está na falta de oração, de encontro intimo com Deus. Acredito que se fossemos homens e mulheres de oração olhávamos para o outro como irmão e não como inimigo; procurávamos que as instituições estivesse ao serviço de todos e não de alguns....
Estes são apenas alguns dos desabafos que eu procuro ver como desafios.
Abraços e beijos....

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...