Homilia

Oi...
Presidir à celebração eucarística é uma graça que o Senhor concede a alguns, mas também é uma responsabilidade presidir bem, isto é, fazer com que verdadeiramente aquele momento de encontro da comunidade seja naturalmente um encontro com Deus.
A homilia é momento mais pessoal (= da iniciativa do padre) na celebração, por isso é de grande responsabilidade, pois é ouvir a Palavra, ter consciência da realidade da comunidade e depois actualizar a Palavra, segundo essa realidade. Não é fácil, mas é um desafio constante.
Quando não temos uma comunidade é muito mais fácil, pois não há o conhecimento da realidade, por isso basta fazer uma actualização da palavra segundo o discernimento do padre. No entanto, quando conhecimento da realidade e estamos inseridos numa comunidade há dificuldades inerentes:1- porque se conhece a realidade, por isso deve-se procurar actualizar a palavra segundo essa mesma realidade; 2- a linguagem e a forma devem ser expressão da novidade que a Palavra de Deus apresenta sempre, pois se nos acomodarmos nesta área a comunidade é que sofre.
É um desafio constante que eu aceito que gosto.
Abraços e beijos....