06/08/2007

Adeus...

Hoje gostaria de partilhar convosco algo que me aconteceu, mas "toca" a todos: a morte de alguém que se ama, no caso o meu tio.
Há vida depois da morte? Porquê a mim? Que mal fiz eu para merecer isto? Estas são algumas das perguntas que invadem a cabeça de muitas pessoas quando perdem alguém. Não é por ser Padre que não faço este tipo de perguntas... pois também eu amo e crio laços com aqueles que amo. Penso que fazer este tipo de perguntas até pode ser positivo, a razão é simples: só perguntando se encontra respostas ou só questionando se evolui. Perante a perde de alguém que é importante, como é o caso do meu tio, procurei, mais uma vez, as respostas às minhas perguntas. Pela minha fé acredito na vida eterna, mas a verdade é que a perda do meu tio custou-me bastante e fez com que procurasse mais intensamente. A vida eterna não é fácil de perceber e muito menos neste tempo onde aquilo que conta é o momento, o imediato, onde a morte é um assunto tabu. Mas aquilo que me fez pensar e encontrar a resposta para esta pergunta foi a forma como o meu tio viveu. Ele não era propriamente um homem de Igreja, mas encarou a vida sem medos ou receios, procurou sempre com uma confiança extraordinária viver. Para mim a forma como ele viveu é a reposta mais clara de que a vida não é apenas este mundinho, tem de existir muito mais para que homens como ele possam continuar a viver, isto tendo fé ou não. Pois o próprio Jesus prometeu a eternidade a todos, uns junto de Deus outros não, mas a eternidade parece-me um dado adquirido.
Outra pergunta é porquê a mim, a esta pergunta a resposta parece-me mais fácil. Se há algo que é certo para o homem é a morte, por isso estes momentos apesar de difíceis fazem parte do processo natural da nossa humanidade. Nem sequer acredito que Deus queira o nosso mal ou o nosso sofrimento, pois Ele ama aquele que sofre e não o sofrimento.
Acredito que o meu tio está junto de Deus, pois nós na Eucaristia rezamos por todos aqueles que procuram Deus de coração sincero...por isso penso que ninguém pode dizer que alguém está ou não salvo, isso cabe apenas a Deus. No entanto, como acredito num Deus que se expressa e tem como medida o amor, o fim do homem só pode ser junto d`Ele.
Até já tio.....

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...