25/01/2023

AM de Albufeira - 23.01.2023


1. No tempo reservado ao público, houve zero inscrições. Muitas vezes falamos e reclamamos, mas a verdade é que há uma real e verdadeira indiferença em relação a este orgão. Pode haver muitas razões para esta ausência, mas da parte dos políticos devia haver um reflexão: como tornar mais atrativa e acessível a participação dos munícipes neste orgão.

2. Uma das formas, que já referi algumas vezes, é a forma. Olhando para o espaço e organização das pessoas, ficamos com a ideia de que estão ali a assistir a um espectáculo. Basta copiar Loulé, onde se percebe que estão ali a trabalhar e os trabalhos são organizados, em Albufeira há um desleixo, desde pequenos pormenores, como a postura dos deputados, até à logística.

3. A transmissão online, é muito deficitária, mais uma vez podiam copiar Loulé, onde há um cuidado para que quem assiste siga os trabalhos de forma atenta e motivada.

4. Outro ponto, é o acesso à documentação. Podemos dizer que alguns documentos que vão à reunião ainda não são os finais, mas há forma de tornar acessível, por exemplo colocando essa informação em marca de água. O que acontece é: quem não é deputado fica a marinar nos assuntos, e pesca-se apenas aquilo que é referido. 

5. Ter no site da Câmara este tipo de documentos, ajudaria as pessoas a compreender e acompanhar alguns assuntos.

6. Depois, existem as pessoas em si, a maioria parece que está de corpo presente e vota em "carneirada", até tenho dúvidas que leiam os documentos ali discutidos.

7. Muitos, para não dizer todos os assuntos tratados no "tempo do público" e na "ordem antes do dia", ficamos sem saber o resultados dos assuntos ali tratados. Mais uma vez seria importante que as respostas fossem públicas, pois as perguntas foram colocadas em sessão pública.

8. Sobre esta sessão, ficaram-me 4 assuntos na memória: 

8.1. Intervensão pertinente, ainda que básica do PSD sobre a central dessalinizadora em Albufeira.

8.2 Outra intervenção, que não me recordo do nome do deputado, sobre o aproveitamento da água da ribeira de Paderne. Pareceu-me um assunto a ser tratado e desenvolvido no futuro.

8.3 O voto de pesar pela morte do Papa Bento XVI, que tratei noutro post.

8.4 O mercado mensal, não se realizou no dia 16.01.2023, por decisão dos feirantes. Estavam cerca de 80 inscritos, apareceram 120 e não havendo espaço para todos, decidiram não realizar o mesmo.

9. Muitos outros assuntos podiam ser tratados, mas assistir a estas assembleias são uma prova de estoicismo e massoquismo. 

Assembleia Municipal de Albufeira - 23.01.2023

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...