18 anos

 

Oi...

Faz hoje 18 anos fui ordenado presbítero. Foram antecedidos por 10 anos de Seminário, em Faro e Évora. Ou seja, há quase 30 anos que entrei no seminário com o objectivo de ser padre. Nestes anos a minha fé, que é o mais importante em todo este processo, tem sofridos altos e baixos, sendo estes últimos os mais marcantes e significativos.

Ao recordar o dia 8 de outubro de 2006, fica a memória de ter sido um dia muito calmo e tranquilo, apesar do significado do dia. Um dia em que eu, de forma muito solitária, como me caracteriza, procurei ser eu mesmo, sabia aquilo que queria, mesmo que não soubesse o futuro. Naquela tarde de outubro, perante o Bispo disse que queria ser padre a vida toda, e assim será, não da forma que sonhei ou a mais tradicional, mas sê-lo-ei toda a vida.

A imagem que escolhi para a estampa desse dia, o Cristo de Martinelli, é um resumo daquilo que tem sido a minha vida: ao primeiro olhar é tudo muito estranho/confuso, mas a beleza não está no "pormaior", mas sim no pormenor do traço. Esta imagem resume-se numa palavra: AMOR. O amor, por mais belo que seja, é sempre marcado por sacrifícios e quedas, mas a essência está lá: entrega.

Nestes 18 anos, houve muitos momentos marcantes, todos eles me moldaram e fizeram o homem que sou hoje. A vida no seminário, os 6 anos em Sagres/Vila do Bispo/Raposeira, os 2 anos nas Ferreiras/Paderne/Boliqueime, o voltar a Faro, e depois a vida de padre casado e com filhos, já lá vão quase 7 anos.

Ao olhar para estes 18 anos, sinto o coração cheio, cada ano, cada acontecimento à perspectiva dos dias de hoje foram essenciais.

Agradeço por cada dia destes 18 anos, em que Deus me chamou a ser o rosto d`Ele no mundo.

Hoje como há 18 anos, não sei o futuro, mas sou e lutarei sempre por ser uma pessoa feliz e que faz felizes os outros.