11/09/2008

Europa

Oi...

Nestes últimos dias, assim como sempre, muito se fala da Europa. Hoje sobre a questão na Geórgia, ontem por causa da Constituição Europeia.
Por tudo isto, fiz uma pequena pesquisa sobre os padroeiros da Europa, as conclusões são muito interessantes.
São cinco os padroeiros da Europa: São Cirilo e São Metódio (a 14 de Fevereiro), Sta. Catarina de Sena (a 29 de Abril), São Bento (a 11 de Julho) e Sta. Brígida (a 23 de Julho).

Podemos pensar que são muitos santos, mas não são e penso que todos eles são importantes para percebermos que Europa queremos e quais os desafios que a Europa do séc. XXI tem pela frente.

São Cirilo e São Metódio, são dois irmãos que dedicaram as suas vidas a evangelizar e não pouparam esforços nessa missão. Foram homens do seu tempo, procurando dar respostas concretas aos problemas da altura, a título de exemplo são os inventores, particularmente São Cirilo, do alfabeto cirílico.
Sta. Catarina de Sena, doutora da Igreja, é exemplo da humildade e da sabedoria do cristão. É doutora, mas não segundo aquilo que nós concebemos, pois esta mulher era analfabeta, nasceu numa família muito pobre, mas apesar disso ela foi uma mulher extraordinária que nunca voltou a cara à luta, sempre procurou seguir o caminho da verdade.

São Bento, monge, é um sinal de oração e de recolhimento que tanto faz falta nos dias de hoje. Foi e é um inspirador para os seus contemporâneos e para os dias de hoje.
Sta. Brígida, exemplo de esposa/mulher e de convertida. Toda a sua vida procurou viver a sua fé, chegando ao ponto de deixar as suas riquezas e as suas comodidades.

Termino deixando um apelo a que olhemos para estes santos como exemplo e desafio para o nosso viver, temos muito a mudar e eles como nossos padroeiros devem ser os primeiros exemplos a serem seguidos.


Abraços e beijos...


PS: Parece que me esqueci duma outra Santa que, também, é co-padroeira da Europa,
Santa Teresa Benedita da Cruz, uma judia, pensadora, mas acima de tudo cristã. Alguém que por motivos dramáticos soube testemunhar a sua fé e dignidade enquanto cidadã. Particularmente , para a Europa do séc. XXI, é um exemplo de "nova evangelização".

PS: Agradeço a quem me recordou que esta mulher, também é um exemplo para a nossa vida de homens e mulheres deste século, que pode ser extraordinário e aliciante para a nossa vida...









SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...