03/06/2023

Cotrimlhada

1. 23.10.2022 Cotrim de Figueiredo demite-se de presidente da comissão executiva da IL.
2. 23.10.2022 Rui Rocha apresenta a sua candidatura a Presidente da CE da IL.
3. 24.10.2022 Cotrim de Figueiredo apoia publicamente a candidatura de Rui Rocha.
4. Para a IL há um antes e depois do dia 23.10.2022. Tudo aquilo que aconteceu podia ter acontecido, a forma como aconteceu deixou e deixa passar uma imagem daquilo que um partido liberal, em particular a IL, crítica noutros partidos e no governo: nepotismo.
5. Quando CGP deixou a liderança da IL todos sabiam quem se seguia, só havia um deputado e CGP fez saber que só devia haver uma só voz/rosto naquele momento. Tudo aquilo que disse aconteceu, a IL cresceu e tornou-se o quarto maior partido português.
6. Cotrim de Figueiredo na sua saída, apresenta três grandes razões: acertar o calendário dos mandatos dos vários órgãos dentro partido (podia se candidatar na mesma), porque o partido precisava de se tornar mais abrangente e crescer (uma desculpa no mínimo discutível) e, por último, por razões pessoais (aqui nada a dizer).
7. A forma como Cotrim abandonou a liderança da IL, foi uma "cotrimlhada". Pôs a nu as divisões no seio do grupo parlamentar. Por um lado, aqueles que estavam próximos, por outro Carla Castro e, por fim, CGP que corre por fora.
8. Rui Rocha, por iniciativa própria ou por ser convidado, avança com o apoio do núcleo duro de Cotrim.
9. Carla Castro, perante este cenário, já há algum tempo vinha a ganhar anticorpos (por iniciativa própria e não só) apresenta uma candidatura, muito heterogénea, diria mesmo muito estranha.
10. CGP, demarcar-se e mais parece um corpo estranho, não se quer envolver e não apoia ninguém, nem aparece durante 3 meses. Com isto, ganha maior notoriedade e será sempre o pronto socorro, caso aconteça uma desgraça na IL.
11. Entretanto, começam a aparecer as notícias de que Cotrim será o cabeça de lista às europeias, as más línguas dizem que quer ir embora para Estrasburgo, já não quer saber da "politicazinha".
12. Sobre esta possibilidade, parece claro que será mesmo o cabeça de lista, só não o será se houver uma desgraça, que não se antecipa.
13. 21 e 22 de janeiro dá-se a prova dos nove.
Um congresso, com muitos momentos lamentáveis, de parte a parte. Rui Rocha ganha.
14. A quem ganha, pedia-se mais. O discurso e o modo nos tempos seguintes demonstram um CE que aproveita para sanear a opositora, particularmente com o "encerramento" do gabinete de estudos. A jóia da coroa de Carla Castro.
15. Passados 4 meses e meio, o tempo provou que Carla Castro , não se rodeou das melhores pessoas, muitas já deixaram o partido outras vivem de conspirações várias.
16. No dia 21.01.2023 não havia só duas hipóteses, olhando hoje para esse dia, parece claro que a terceira via será o futuro da IL.
17. Rui Rocha, não consegue descolar de Cotrim, infelizmente com muito wokismo à mistura; como do lado de Carla Castro havia muito conservadorismo, mais parecia o CDS.
18. Faltam 1 anos e 6 meses para as próximas eleições internas na IL, o futuro de Rui Rocha joga-se na Madeira e nas Europeias, veremos se não aparecem umas legislativas pelo meio
19. Agora como em outubro ou janeiro, parece-me que Rui Rocha não tem aquilo que Cotrim profetizou do próximo líder. Não que Carla o tivesse, mas quem foi "lançado" por Cotrim foi Rui Rocha.
20. Portugal precisa da IL, mas a IL precisa de voltar a ser um partido das ideias e não de líderes ou caciques. Cotrim arranjou esta alhada: hoje discutimos pessoas e não ideias.
21. Como membro da IL sinto o desconforto de não me rever em alguns rumos que a IL leva, mas conforta-me a certeza que o liberalismo vencerá, dentro e fora do partido.
22. Espero e anseio que cheguem às europeias, para que Cotrim vá para Estrasburgo, e assim, Rui Rocha possa assumir o leme do partido. 

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...