06/10/2009

4 de Outubro...

Oi...
No passado dia 4 de Outubro a Diocese do Algarve foi "entregar" a imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima, e aproveitou a ocasião para apresentar o Plano Pastoral para o próximo ano, ou biénio.
Eu não estive presente por várias razões, por isso não sei com pormenor como as coisas decorreram, mas partilho convosco aquilo que é a minha visão deste dia e do Plano Pastoral para a Igreja do Algarve.
Sobre o dia, segundo parece a apresentação durou cerca de 3h, sabendo que a maioria das pessoas foram a Fátima não pelo Plano, mas sim pela Imagem Peregrina, parece-me um tempo demasiado longo... contudo parece-me estranho que durante alguns anos tentou-se restringir a presença de pessoas neste dia, apenas àqueles que estão empenhados e têm uma missão activa na comunidade e este ano abriu-se as portas... penso que deveríamos repensar este dia, que todos os anos se repete. Este repensar, não é uma ideia apenas minha, pois antes de mim, já outros fizeram este pedido.
Sobre o Plano, e falo daquilo que li no Portal da Diocese. Congratulo-me com a Pastoral Vocacional, penso que este é o caminho, nem sempre fácil e compreendido, mas é assim que se consegue semear.
A nível da Pastoral Social, também me parece interessante, no entanto um pouco limitado, pois a Pastoral Social, não é apenas a Cáritas, mas apesar disso penso que o projecto apresentado é positivo.
Em relação à Pastoral Familiar... hum... não sei muito bem que dizer... pois está em reestruturação... e aquilo que foi dito, digo eu, foram palavras de circunstância... é muito estranho que uma área tão importante e que faz parte do Plano Pastoral esteja "moribunda" desde algum tempo... que fazer? Penso que a equipa precisa de ser renovada, há pessoas para isso, não me parece que haja vontade, pois já vamos, pelo menos no terceiro ano de reestruturação... A Pastoral Familiar é hoje uma pastoral que pode ser vital na acção da Igreja, pois a maioria dos problemas da sociedade do século XXI reside na Família ou na sua ausência... Por isso, parece urgente que a Igreja do Algarve apresente uma equipa e um projecto nesta área... Esta é uma área que me diz muito, pois como pároco debato-me com situações muito delicadas nesta área e eu mesmo sou fruto duma família típica desta "nova" sociedade...
Acredito que é possível fazer melhor, mas é preciso querer ou crer... já não sei muito bem qual dos verbos é primeiro, provavelmente os dois... lol
Aqui fica mais um desabafo... reflexão... de quem ama esta Igreja e que procura ver nela um sinal de esperança no século XXI.
Abraços e beijos...

SNS e as Crianças

Oi... 1. Ontem, dia 15.06.2023, foram anunciados os serviços de pediatria para o Verão 23 . 2. Em 24h, não houve alarido ou stress com este ...